O Salão de Motos de Milão (EICMA 2016) começa nesta quinta-feira, 10 de novembro. E um dos destaques, entre as esperadas novidades, deverá ser o lançamento do conceito T7 da Yamaha. Ao que tudo indica, esse modelo que tem previsão de lançamento somente em 2018 deverá dar sequência na lendária Ténéré com motor bicilíndrico.
Lançada em 1983, a Yamaha XT 600Z Ténéré é uma das precursoras do segmento bigtrail. Baseada nas motos da marca que disputavam o Rally Paris Dakar na época, a primeira Ténéré, monocilíndrica, tornou-se uma lenda e angariou uma legião de fãs em mais de três décadas de estrada. O último modelo, a XT 660Z Ténéré, foi recentemente aposentada. Seu monocilíndrico ficou ultrapassado e não atende a Euro 4, as novas normas europeias de emissão de poluentes que entram em vigor em 2017 e têm motivado a renovação de diversos modelos.
Exatamente por isso, a fábrica japonesa tratou de equipar o conceito T7 (uma sigla para Ténéré 700cc?) com o bicilíndrico de 700cc, que já equipa a naked MT-07, à venda no Brasil. Com bastante torque em baixos regimes e uma entrega de potência linear, o motor daria vida à uma verdadeira aventureira média, segundo a Yamaha. Com baixo peso e menos sofisticação do que suas concorrentes, a T7 será voltada para o uso no fora-de-estrada, mas sem perder o conforto para longas viagens.
A roda de 21 polegadas na dianteira e as suspensões KYB de longo curso que equipa o conceito reforçam a proposta mais off-road da futura Ténéré 700cc.
por Arthur Caldeira – Infomoto